Começaram, nesta semana, as obras de modernização da Praça do Relógio, ponto histórico mais famoso de Taguatinga. O Governo do Distrito Federal (GDF) investe R$ 5,5 milhões na reforma da praça mais importante da cidade, que é referência em manifestações culturais, artísticas e de lazer.
Entre as mudanças previstas, estão novas ferramentas de acessibilidade, mais iluminação, paisagismo, instalação de bancos e lixeiras, além da conexão com o projeto do boulevard acima do Túnel Rei Pelé, inaugurado em junho de 2023.
Pedido antigo da população, o projeto de renovação da praça foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e será executado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF).
Ponto de encontro
Titular da SODF, Valter Casimiro lembra que recuperar os principais centros comerciais é uma tônica desta gestão: “Foi assim com a W3 Sul, Setor de Rádio e TV Sul, Setor Hospitalar Sul, Setor Comercial Sul e as avenidas Hélio Prates e Paranoá. Agora, estamos levando essas melhorias ao centro de Taguatinga. Temos o boulevard, calçadas novas, amplas e acessíveis em frente aos comércios e, agora, a cereja do bolo que é a requalificação completa da Praça do Relógio”.
A fonte luminosa, o espelho-d’água e os canteiros também serão reformados. Parte do piso de pedra portuguesa será substituída por um pavimento rígido de concreto, utilizado nas obras citadas pelo secretário. Essas estruturas têm maior durabilidade e firmeza, e a mudança garante menos gastos com manutenção e mais segurança para pessoas com deficiência.
Para além do espaço físico que conecta as quadras de Taguatinga, onde milhares de pessoas circulam de ônibus e metrô, o local é um ponto de encontro especial da região administrativa.
“Vamos fazer bancos de concreto para as pessoas sentarem, locais para jogos de xadrez e dama, e plantar um jardim mais colorido, para dar uma característica mais agradável à praça”, descreve o engenheiro Luiz Nogueira, responsável pela execução da obra. “Eu nasci aqui em Taguatinga, cresci aqui, e estar aqui reformando essa praça é uma coisa que marca a minha história, a minha infância nesta cidade.”
0 comentários:
Postar um comentário