Taguatinga pode ser considerada uma das regiões mais auto-suficientes de Brasília. É possível viver na cidade sem precisar se locomover constantemente para outras áreas da capital. Por ter a estrutura educacional, saúde pública, transporte e segurança pública próprias, a III terceira Região Administrativa é quase uma cidade independente.
Caracterização da População Urbana
Taguatinga possui cerca de 222.598 moradores,de acordo com a pesquisa divulgada em 2015 pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN). Com isso, 53,80% da população são mulheres, enquanto 46,20% são homens.
No que se refere ao estado civil, 44,92% dos habitantes são casados ou estão em uma união estável. Em seguida, os solteiros representam 41,83% da população, e os divorciados ou separados, 5,91%.
A faixa etária de destaque na região é de 25 a 39 anos e de 40 a 59 anos formando quase a metade da população. Atrás, estão os habitantes de 0 a 24 anos que somam 29% do público. E, por último, os de 60 anos ou mais, com 22%.
Migração
Inicialmente, a região de Taguatinga possuía algumas terras que eram administradas pelo município de Luziânia-GO. Depois de seis meses, com o surgimento de novos habitantes, a região administrativa já estava em desenvolvimento.
Taguatinga teve índices consideráveis de novos moradores desde a década de 60 até hoje. Com destaques nas décadas de 60, 70 e depois dos anos 2000.
Acompanhar os parentes (62,18%) que iriam se mudar para Brasília, e à procura por trabalho (24,96%) na nova capital do Brasil foram as principais razões da mudança para Taguatinga.
Características dos Domicílios
Visto que a população de Taguatinga é de aproximadamente 222 mil habitantes e atualmente há 69.678 domicílios, a média de moradores por moradia é de 3,19 pessoas.
Tempo de Moradia
Por ser uma região antiga da capital, a maioria da população reside há mais de 25 anos em Taguatinga (48%). Mas, ainda é presente o público com menos de 5 anos na cidade.
Dentro da população de Taguatinga, apenas 29% morou anteriormente em outra região administrativa.
Instrução e Trabalho
É umas das regiões com o índice de instrução médio. Os que possuem ensino médio completo configuram 26,74%. Já os que possuem ensino superior completo (graduação, especialização, mestrado e doutorado) somam 22,11%.
A grande maioria da população não frequenta instituições de ensino. Os que ainda estudam somam 24% do público dentro das escolas de ensino público e privado. E a taxa da alfabetização representa 98,52% da população.
Ainda, os estudantes que frequentam escolas em Taguatinga somam 81,04%, enquanto 11,03% estudam no Plano Piloto.
Além disso, 46,71% exerce alguma atividade remunerada. Já o restante está dividido entre aposentados, estudantes e desempregados.
A Região Administrativa possui uma taxa de desemprego que chega a 8%. Enquanto isso, no quesito ocupação do público da região, tem-se destaque nos setores de Comércio, Serviços Gerais e Serviços Pessoais.
Dentro da População em Idade Ativa – PIA quase 40% contribui para previdência pública ou privada. Por outro lado, 49% não contribuem. Mas, há os que trabalham, porém não contribuem, que formam 9%.
41% dos moradores de Taguatinga exercem suas atividades remuneradas dentro da região. Outra parte do público tem seu trabalho no Plano Piloto.
Renda familiar e renda per capita
A população de Taguatinga possui uma renda familiar média de R$ 6.072,92, que representa 6,36 salários mínimos. Assim, a parcela que tem de 2 a 5 salários mínimos configura 34,93%, seguida dos 25,62% que recebem de 5 a 10 salários mínimos.
Educação
A estrutura educacional pública é composta pelas seguintes instituições, que abrangem todos os níveis do ensino regular, ou seja, desde o maternal até o ensino médio.
A região conta com 14 Escolas Classes, 11 Centros de Ensino Fundamental, 3 Centros de Ensino Médio, 3 Centro de Educação Infantil, 5 Centros Educacionais e uma Escola Bilíngue.
Transporte
Na região, 45,11% da população utiliza automóvel para chegar no trabalho. Em seguida, o ônibus é o segundo meio de transporte mais utilizado (32,42%).
Taguatinga também possui o metrô como um dos meios de transporte públicos da localidade, com destino para o Plano Piloto, Ceilândia e Samambaia. Atualmente, há duas estações em funcionamento: Praça do Relógio e Taguatinga Sul.
Além disso, ônibus coletivos compõem a mobilidade urbana da cidade, administrado pelas empresas: Urbe, São José, Marechal e Piracicabana, que oferecem itinerários para outras regiões do Distrito Federal com bom fluxo.
Segurança
No quesito segurança, Taguatinga é uma área que possui policiamento público ativo.
Entre os departamentos de segurança pública, estão 2 postos de atendimentos do DETRAN (um deles vinculado ao Na Hora), 4 departamentos policiais – entre eles, o posto policial do Hospital Regional de Taguatinga, o 2º Batalhão da Polícia Militar, o Comando de Policiamento Regional Oeste, o 2º Grupamento de Bombeiro Militar e a Diretoria de Inativos e Pensionistas.
Saúde
Além do Hospital Regional de Taguatinga, a região possui 7 Centros de Saúde, 1 Clínica da Família e 1 Posto de Saúde Urbano. A região também conta com várias clínicas e hospitais particulares.
Cultura e Lazer
Taguatinga também é um dos principais pontos de cultura e lazer de Brasília. São eventos musicais, esportivos e de arte que compõem a programação da cidade.
A região é tradicional por receber espetáculos de teatro em diferentes pontos da região. Um dos principais é o Centro Cultural Sesi que, nas quartas e quintas-feiras, tem atrações de peças e musicais.
No esporte, Taguatinga recebe as partidas de vôlei oficiais da Superliga Feminina. Tendo o Brasília Vôlei como time representante do Distrito Federal e anfitrião dos jogos realizados na capital.
Lazer e bem-estar também tem espaço certo em Taguatinga. O Parque de Taguatinga, conhecido como TaguaParque, está disponível aos moradores praticarem suas atividades físicas, caminhada e outros exercícios.
As programações noturnas não estão fora das atrações da cidade. Casas de show e pubs chamam a atenção de quem gosta de se divertir à noite. Existem ambientes para todos os gostos e estilos.
Entre os centros comerciais com os maiores fluxos de pessoas estão o Taguatinga Shopping e o Alameda Shopping. Sem esquecer das avenidas comerciais norte e sul que cortam a cidade com diversos estabelecimentos. Outro ponto conhecido e bastante movimentado pelos moradores é a Feira dos Goianos, onde há grande variedade de objetos de casa, roupas, calçados e outros..
0 comentários:
Postar um comentário