“O Túnel de Taguatinga está em pleno vapor. Nós vamos inaugurá-lo em junho deste ano ainda, para que a gente libere parte do fluxo do trânsito”, disse o chefe do Executivo local. “As obras são importantes não só para a população de Taguatinga, mas para toda a população do DF. São impressionantes, realmente”, frisou.
Segundo Ibaneis, ainda não há previsão para conclusão das obras na parte superior do túnel. “Vão ficar para depois”, disse.No momento, o empreendimento está 75% concluído. A expectativa é que a escavação do lado Sul do Túnel termine em maio. A parte superior ainda não pode ser impermeabilizada por causa das chuvas, segundo os responsáveis pela obra.
A construção foi liberada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) após suspensão que vigorava desde 2016. Houve, à época, representação que questionava a habilitação do Consórcio Novo Túnel na licitação.A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade, problema antigo para moradores e motoristas da região. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
A Avenida Central de Taguatinga se transformará em um boulevard arborizado, com foco nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão reformadas, e os estacionamentos, ampliados.O governador visitou, ainda, o Hospital Veterinário Público do DF, em Taguatinga Norte, onde assinou a ordem de serviço para construção de nova ala. O local vai ter a capacidade de atendimento duplicada. Também foi autorizada a ampliação do estacionamento do centro médico. No momento, são realizadas 150 consultas diárias. Ao todo, trabalham 40 veterinários e 75 funcionários.
0 comentários:
Postar um comentário